Segue algumas dicas para tornar sua pedalada mais agradável e aumentar a vida útil de seus componentes.
Nós ciclistas sabemos como é chato escutar o "tec-tec" durante nosso passeio ou ver os outros competidores passando durante uma prova devido a um problema em sua bike.
Bike Fit e Conforto
Altura do selim - O selim deve estar ajustado em uma altura de modo que quando você se senta na bicicleta e ter o seu pé no ponto mais baixo no curso do pedal, há ainda uma ligeira curvatura em seu joelho (15° à 20°).
Existe uma regra simples que nós dá uma referência para o ajuste inicial: três dedos abaixo da altura máxima da bacia, com o ciclista ao lado da bicicleta em local plano.
Um selim muito alto fará o quadril balançar durante a pedalada, um selim muito baixo vai causar excesso de curvatura no joelho.
Para evitar a dormência nas mãos, mantenha os punhos retos e mude a posição das mãos ocasionalmente, um par de bar-ends ajuda posicionamento adicionais, principalmente em subidas.
Nada melhor que procurar um bom profissional para realizar um BIKE FIT, que é um conjunto de técnicas que tem como objetivo ajustar a bicicleta para o ciclista, pensando em todos os detalhes para que o atleta consiga “vestir” a sua bike.
Em breve estaremos falando mais sobre BIKE FIT.
Desempenho da frenagem
Movimento Central
São os rolamentos e eixo que fazem seu pedevela girar.
Devido a sua posição na bicicleta, são constantemente expostos as piores condições.
Muitos modelos tem vedantes eficientes que ajudam a manter os rolamentos ou esferas em boas condições, porém uma manutenção preventiva sempre ajuda.
Mantenha a parte externa sempre limpa, fazendo este trabalho com um pano, nunca lave com jato pressurizado.
Alguns modelos de Mov. Central utilizam rolamentos semi-selados ou não selados . Eles devem ser limpos, inspecionados e lubrificado a cada seis meses. Este trabalho requer ferramentas especiais, assim não, bata nem use um martelo e / ou chave de tubos. Você pode acabar estragando sua peça, e estas não são baratas para substituir. Procure uma oficina especializada.
Limpe e lubrifique os câmbios
Limpe e lubrifique os câmbios
Seus câmbios são peças importantes, para ajudar a ter mudanças precisas e fazer do ciclismo uma alegria verdadeira. O trabalho do câmbio e realizado através de um sistema de molas e pivôs. É importante manter essas molas e pivôs bem lubrificado. Eles vão exigir uma dose de lubrificação a cada 5-7 passeios. Assista ao vídeo para saber mais sobre a limpeza e lubrificação dos cambios.
Limpando o câmbio traseiro
Limpando o câmbio dianteiro
Limpeza e lubrificação dos cabos e conduites
Cabos com manutenção regular são os que mantém seu freio mecânico e o sistema de marchas em perfeito funcionamento. Há uma variedade de maneiras para lubrificar os cabos, a partir de removê-los, apenas para aplicar um pouco de lubrificante nas extremidades das caixas de cabo. Dependendo das condições de uso, por ex. tempo chuvoso, o sistema exigirá quantidades diferentes de atenção. Você deve inspecionar e lubrificantes, se necessário, a cada 4-6 passeios.
Limpando e lubrificando os cabos
Limpeza e lubrificação dos cubos
Alguns cubos tem rolamentos selados outros retentores e guarda pó para proteger as esferas. Você precisa rotineiramente inspecionar, limpar e lubrificar novamente este cubo. Em geral, inspecionar, limpar e lubrificar os cubos a cada quatro meses. Cuidadosamente desmonte o cubo e limpe. Inspecione todos os componentes e, em especial olhar para rachaduras ou manchas planas nos rolamentos de esferas e as superfícies de corrida. Generosamente aplicar graxa na superfície de rolamento e, depois monte. Ajuste para os cones para manter um ajuste suave e livre, mas permitir que nenhuma folga permaneca.
Lubrificando o seu freio e alavancas de mudança
Todas as alavancas de freio e câmbio trabalham usando molas e engrenagens. Você vai precisar lubrificar sua alavancas cada 6 meses.
Limpeza: Sua alavanca vai exigir mais do que uma limpeza rápida. Um esguicho de desengraxante bicicletas, esfregando com uma escova rápida e / ou limpe com um pano. Se lama e areia têm penetrado no interior do seu freio e alavanca de câmbio, é recomendável que você tenha um mecânico treinado realizar o trabalho. Desmontagem e montagem desses componentes pode ser bastante complicado.As alavancas de câmbio trabalham através da sua gama completa de movimento, portanto é recomendado aplicar um pouco de lubrificante para o mecanismo de mola e catraca. Coloque uma gota de lubrificante para o pivô e trabalhá-lo na articulação.
Quick Release (blocagem)
A posição da alavanca da blocagem da roda traseira deve ser no sentido oposto ao deslocamento da bike. A alavanca traseira deve ter um punho bem fechado que corre paralelo ao tubo tubo. A alavanca da frente deve estar apontada para cima, dobrado ao lado do garfo. Estas posições vão impedir que um obstáculo, cipó, ou qualquer outro objeto abra acidentalmente as alavancas. Se você não tem experiência no uso de blocagens, certifique-se de seu revendedor de bicicletas mostra como usar corretamente e tensão as alavancas.
Canote de selim
Aplique uma camada fina de graxa ou pasta no canote de selim. Este procedimento vai evitar que o canote de prenda ao quadro. Para canotes de aluminio, aplique graxa, para canotes de carbono aplique a pasta específica para carbono.